O termo "Responsabilidade Social" está na moda e muitas vezes é usado indiscriminadamente. Mas é preciso saberdiferenciar o que realmente é "Responsabilidade Social" e o que não passa de "Marketing Social". Isso pode e faz muita diferença para os clientes, que estão exigindo cada vez mais das empresas uma postura diferente em relação à sociedade. O marketing social tem como objetivo primordial alavancar os negócios da empresa, com ações muitas vezes efêmeras. Já a empresa socialmente responsável é aquela que tem uma postura que faz jus a esse título não em uma ação isolada, mas em todo o seu conjunto de relações com a sociedade, desde seus funcionários (colaboradores), passando pelo meio ambiente e até o público que não seja diretamente o foco do seu negócio. Ou seja, é a empresa que tem como princípio a construção de uma sociedade sustentável e justa, com esta filosofia permeando a organização como um todo. Afinal, como falei no início, o público está atento e não tolera mais empresas que queiram "vender" uma imagem daquilo que elas na realidade não são. E para não ficar só no campo da teoria sobre os efeitos de toda essa discussão, segue um dado para reflexão: uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social mostrou que 51% dos brasileiros falam mal de empresas socialmente irresponsáveis para amigos, colegas e familiares, sendo que 30% deles se recusam a adquirir produtos dessas mesmas empresas. Autoria: Dinah Menezes (Aracaju/SE) |
Quem somos
Quem somos
A AMPLIAR é uma empresa que, através de cursos, palestras, assessorias e consultorias oferece soluções para o desenvolvimento humano e gestão organizacional, atuando tanto com empresas como com organizações do terceiro setor (ONGs).
domingo, 26 de setembro de 2010
Responsabilidade Social vs Marketing Social
Assinar:
Postagens (Atom)