Feedback, ao contrário do que muitos pensam, não é a opinião de uma pessoa sobre outra, mas sim uma observação objetiva, direta e respeitosa de uma pessoa em relação ao comportamento de outra, feita com a intenção de aprimorar o seu desempenho.
Como a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional, o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzirem falhas de comunicação e distorções.
üÉ um método para modificar o comportamento, melhorar o desempenho, lidar com o stress e enriquecer os relacionamentos.
ü É verdadeiro apenas quando a intenção é a de ajudar, quando a intenção é comunicada ao receptor e ele está aberto a aceitar as informações e a usá-las de forma positiva.
ü Permite trabalhar a percepção de si e dos outros.
Fonte: Sebrae
Condições para um bom feedback:
- certifique-se de que quer ajudar (e não, apenas,mostrar autoridade ou superioridade);
- no caso de feedback negativo, procure ser o mais direto possível; introduções muito longas ou rodeios, geralmente, criam ansiedades ao invés de minimizá-las;
- descreva a situação de modo claro, evitando juízos de valor;
- concentre-se no problema (evite sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou críticas);
- esteja preparado para receber feedback, visto que o seu comportamento pode estar contribuindo para o comportamento do receptor;
- ao encerrar o feedback, faça um resumo e uma reflexão, para que você e o receptor deixem a reunião com o mesmo entendimento sobre o que foi conversado e definido.
Como dar um bom feedback
Fórmula do feedback
• Comportamento observável
• Comportamento observável
- Quando você.... (o cliente nos ligou falando do seu atraso na reunião...)
• Impacto do comportamento
- O impacto foi.... (o impacto foi que ele acabou cancelando o contrato...)
• Comportamento preferível
- Eu preferiria que você ... (eu gostaria que você tivesse ligado e pedido para ser substituído...)
Fonte: ©2005 Bogda & Associates (US)
Fonte: ©2005 Bogda & Associates (US)
Feedback'sanduíche'
• Elogio
- Observo que você é muito bom em...
• O fato
- No entanto, na situação "x" você...
• Elogio
- Mas, acredito que com sua habilidade você conseguirá...
Aspectos importantes sobre o feedback
- Não dê feedback baseado na percepção de outras pessoas.
- Ouça realmente. Saber escutar é uma virtude essencial, mas a maioria das pessoas não ouve com a intenção de compreender, mas de responder.
- E, por fim, lembre-se que o impacto de quem recebe a informação é diferente do de quem transmite.
Bom trabalho!
Bom trabalho!