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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Feedback

Feedback, ao contrário do que muitos pensam, não é a opinião de uma pessoa sobre outra, mas sim uma observação objetiva, direta e respeitosa de uma pessoa em relação ao comportamento de outra, feita com a intenção de aprimorar o seu desempenho.
Como a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional, o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzirem falhas de comunicação e distorções.

üÉ um método para modificar o comportamento, melhorar o desempenho, lidar com o stress e enriquecer os relacionamentos.
ü É verdadeiro apenas quando a intenção é a de ajudar, quando a intenção é comunicada ao receptor e ele está aberto a aceitar as informações e a usá-las de forma positiva.
 ü Permite trabalhar a percepção de si e dos outros.
            Fonte: Sebrae

Condições para um bom feedback:
- certifique-se de que quer ajudar (e não, apenas,mostrar autoridade ou superioridade);
- no caso de feedback negativo, procure ser o mais direto possível; introduções muito longas ou rodeios, geralmente, criam ansiedades ao invés de minimizá-las;
- descreva a situação de modo claro, evitando juízos de valor;
- concentre-se no problema (evite sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou críticas);
- esteja preparado para receber feedback, visto que o seu comportamento pode estar contribuindo para o comportamento do receptor;
- ao encerrar o feedback, faça um resumo e uma reflexão, para que você e o receptor deixem a reunião com o mesmo entendimento sobre o que foi conversado e definido.  



Como dar um bom feedback

 Fórmula do feedback
Comportamento observável
- Quando você.... (o cliente nos ligou falando do seu atraso na reunião...)
Impacto do comportamento
- O impacto foi.... (o impacto foi que ele acabou cancelando o contrato...)
Comportamento preferível
- Eu preferiria que você ... (eu gostaria que você tivesse ligado e pedido para ser substituído...)
Fonte: ©2005 Bogda & Associates (US)
 
Feedback'sanduíche'
   •  Elogio
    - Observo que você é muito bom em...
O fato
- No entanto,  na situação "x" você...
Elogio
- Mas, acredito que com sua habilidade você conseguirá...
     
 Aspectos importantes sobre o feedback
- Não dê feedback baseado na percepção de outras pessoas.
- Ouça realmente. Saber escutar é uma virtude essencial, mas a maioria das pessoas não ouve com a intenção de compreender, mas de responder. 
- E, por fim, lembre-se que o impacto de quem recebe a informação é diferente do de quem transmite.

Bom trabalho!

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